sobre

SEIBEL

Minha atenção à arte e mais especificamente à escultura teve várias influências, algumas bem nítidas, outras mais subjetivas. Claro que todas começaram na infância. Os vitrais da igreja em Tupandi, onde viviam meus avós e onde passei tempos marcantes da minha infância. As expressões fortes dos personagens sacros me marcaram mais do que qualquer outro tipo de imagem que eu poderia ter acesso naquela época.

Outro fato marcante foram os presépios de barro que minha querida tia Irmgard fazia na época do Natal. Me pareciam mágicos. As aulas de desenho com estímulo da professora Marisa Fernandes ainda no curso primário. No entanto, as coisas da vida me levaram para outros caminhos principalmente os profissionais. Mesmo assim a atenção às artes sempre me acompanhou, principalmente através de visitas a museus e exposições.

O período vivido em Berlim (1984-1989) e as frequentes viagens incitaram em mim novamente o desejo do experimento com materiais.

No retorno ao Brasil nos anos 90 aconteceu a “mão na massa”. Algumas aulas iniciais na oficina do CIC com Isabela, trouxeram novo estímulo. Saiu minha primeira peça (um pé). Ficou horrível, mas era um pé! O meu pé! E eu o maior crítico. Não importava o que os outros achassem. Esta negação de barreiras e de medos sobre o olhar dos outros talvez tenha sido minha maior virtude e impulso para experimentar materiais e descobrir a estética.

A mudança para o Campeche e a construção de um atelier com espaço amplo trouxe ainda mais gás para a criação e o experimento.

Mesmo assim, nunca me outorguei o título de artista. Talvez por timidez, mas também por ter a clareza de que não estava pronto para me abrir ao público. Esta postura foi importante também pois não me constrangia ao compromisso de “ser artista”! Ainda precisava amadurecer enquanto tal. Isto significava dominar os materiais que de certa forma me fascinavam (o barro, o concreto, a madeira, o arame, etc.).

Todas as obras estão disponíveis para compra, com exceção das marcadas por um círculo vermelho. Caso queira adquirir alguma peça, entre em contato!

© 2020 Seibel Escultor design de site por Martina Hotzel

  • Facebook
  • Instagram